domingo, 6 de julho de 2008

Primórdio do Cinema.

Um dia desses, revirando minhas coisas, encontrei uma apostila do meu curso de Cinema, que iniciei em 2004 e abandonei logo após o término do primeiro período. Era uma apostila sobre história do cinema e nela, como não poderia deixar de ser, tinha um capítulo sobre os pais do cinema: os irmãos Lumiere. Me lembrei imediatamente de uma aula em que pude assistir ao primeiro filme da história.

Depois que abandonei o curso, pensei varias vezes em como seria interessante rever esse filme, até que recentemente, pensei novamente no assunto e resolvi procurar no youtube. E é claro que eu encontrei. Se lá podemos encontrar até vídeos de anônimos bêbados pagando mico em boate, por que não encontraríamos o primeiro filme de todos os tempos.

Louis e Auguste Lumiere patentiaram na França, em 1895, um invento mágico: o cinematógrafo. A invenção era capaz de capturar e reproduzir “fotografias animadas”. Ignorando o potencial artístico de sua criação, os Lumiere viam a máquina apenas como um instrumento científico, jamais imaginando que tinham dado o pontapé inicial na criação de uma nova espécie de arte, a sétima arte. O Cinema somente ganhou contornos artísticos com Georges Mélièis, tido como o pai do cinema de ficção. Mas isso já é outra história.

O primeiro filme da História, produzido pelos irmãos Lumiere chamava-se L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat, e mostrava um trem chegando à uma movimentada estação.

No dia 28 de Setembro de 1895, aconteceu a primeira sessão de cinema do mundo, na primeira sala de cinema de todos os tempos, chamada Éden. Diz a lenda, que quando o filme foi exibido, a ingênua platéia assustou-se e pulou em suas cadeiras, achando que o trem sairia da tela e os atropelaria.

Veja a seguir o primeiríssimo filme do mundo: L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat

Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante!!! Deve ter sido realmente engraçado. uahuha